Como substituir vidro de janela por outro material?

Comumente, nas janelas que vemos por aí, o material usado é o vidro, não mesmo? Um clássico que oferece uma boa transparência e segurança para seus usuários. No entanto, você sabia que ele não é único que oferece essa vantagem para o uso em janelas?

Existem diversos outros materiais que também podem ser usados no local e oferecem um resultado tão satisfatório e agradável quanto o vidro, como o acrílico, por exemplo, um material resistente e versátil que recebe usos diversificados para vários fins.

Se você ficou interessado no tema deste post, continue sua leitura que no post de hoje iremos abordar sobre o processo de substituição do vidro pelo acrílico em janelas, com temas como usabilidade e se o procedimento vale à pena ou não. Confira tudo abaixo!

Janela de vidro x janela de acrílico

Dentre as diferenças entre as janelas de vidro e de acrílico, existem alguns aspectos que precisam ser mencionados para entender as vantagens e desvantagens de cada um desses materiais. Especialmente quando usado nesse espaço tão importante de abertura da casa. Veja mais sobre cada um deles abaixo:

Janelas de vidro

O vidro é um material mais resistente a riscos e arranhões, uma vez que sua superfície é rígida, no entanto, ainda é possível que ocorram riscos em sua estrutura, e quando isso ocorre não é possível remover esses sinais. Outro aspecto positivo do vidro é que mesmo tendo passado o tempo de sua instalação, ele não tende a ficar ofuscado, o que acontece com o acrílico.

janelas de vidro com bordas brancas e fundo branco

Além disso, é conhecido por ser um material mais resistente a solventes porque sua construção molecular conta com uma superfície rígida e lisa, o que o torna mais resistente a esses produtos.

Essas características definem o vidro como um material mais resistente e duradouro, o que faz com que ele seja muito procurado para instalações residenciais. Isso junto ao fato de que o vidro é um material mais econômico, fazendo com que sua escolha torne a obra mais econômica.

Janelas de acrílico

Caso você opte pelo uso de janelas de acrílico, irá contar com um material mais leve, por conta de sua densidade – o que faz com que o acrílico seja duas vezes mais leve do que o vidro da mesma espessura. Aqui também é possível passar o acrílico por um processo de lixamento específico, o que faz com que seja possível eliminar possíveis riscos e arranhões de sua estrutura.

janela de acrílico e fundo branco

Além disso, ao utilizar o acrílico em janelas, você estará adotando um material capaz de isolar 20% de temperatura a mais que o vidro, além de ser mais resistente à incidência direta e prolongada ao sol.

Outro fator importante a ser destacado sobre o acrílico é sua segurança, o que faz que seja mais resistente a impactos e não arrisca ser estilhaçado se quebrado. Isso faz com que ele seja muito procurado por espaços que comportam crianças e animais de estimação.

Como vimos, ambos possuem seus traços positivos e negativos, cabendo a você colocar na balança será mais vantajoso para uso em sua janela. No entanto, de forma geral, ambos conferem um ótimo acabamento nessas aberturas da casa, deixando-a mais aconchegante e agradável.

Leia também: Como colar acrílico? 4 dicas práticas e efetivas!

Vantagens de substituir o vidro pelo acrílico

foto de janela quadrada com bordas brancas e fundo branco

Dentre as principais vantagens da substituição do vidro pelo acrílico, temos a resistência elevada do material, desde a questão de impactos ao risco de estilhaçamento – traços muito importantes, especialmente para uma janela visando a segurança residencial.

Além disso, a capacidade de isolamento da temperatura que mencionamos acima é um traço muito importante para janelas que recebem sol durante grande parte do dia, especialmente durante o verão. Ao usar o acrílico, você estará promovendo um maior conforto térmico em seu espaço.

Leia também: Acrílico é reciclável? Entenda com a Acrílicos Centauri!

Como limpar uma janela de acrílico

mulher limpando janela de acrílico

Para a limpeza de sua janela de acrílico, recomendamos o uso de uma flanela macia com água fria ou morna e detergente neutro, fazendo movimentos leves e suaves para não prejudicar a superfície do material com riscos.

Caso queira complementar seus cuidados, você também pode aplicar lustra móveis ou cera de automóvel também com uma flanela macia, em seguida, aplique novamente uma flanela seca para conferir um acabamento repleto de brilho ao material.

Com esses cuidados frequentes, o acrílico tem menores chances de se tornar ofuscado. No entanto, caso isso ocorra, é possível remover esse problema com um procedimento de lixamento adequado, realizado por profissionais da área.

Sob hipótese alguma, você deve usar esponjas, abrasivos, solventes e álcool em sua limpeza, pois se tratam dos produtos que mais apresentam riscos de danificar o material. Caso queira conferir mais dicas e cuidados com o acrílico, aproveite sua leitura para ler também nosso post sobre como limpar acrílico e ver nossas dicas eficazes e assertivas.

Posso substituir vidro de janela por outro material além do acrílico?

Além do acrílico, muitos arquitetos vêm adotando o uso de policarbonato em janelas e até mesmo portas internas em ambientes. Isso porque o policarbonato também é um material bastante resistente, leve e isolante, tal qual o acrílico.

foto de janela atras e planta a frente desfocada

Dentre suas principais vantagens, podemos citar sua flexibilidade, preço reduzido, resistência a impactos, proteção UV e resistência à deformação – traços que tornam do policarbonato uma ótima segunda alternativa para suas janelas.

No entanto, em uma comparação mais precisa dos três, é necessário procurar pelo que melhor atende às suas necessidades para compor um ambiente composto por suas necessidades e personalidade.

O que você achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado destas informações e que tenhamos o ajudado a entender melhor sobre a utilização do acrílico em janelas residenciais. A propósito, aproveite sua leitura para conferir também nosso post sobre 5 tipos de acrílico e confira qual seria o melhor para a instalação em sua janela.

Agradecemos por ter lido até e o esperamos em nossos próximos conteúdos sobre o uso do acrílico aqui no blog da Acrílicos Centauri. Até a próxima!

Deixe um comentário