Além de ser um excelente momento para celebrar a vida, a Páscoa também é uma ótima oportunidade de interação com as crianças. Na data, é possível reunir os pequenos para realizar uma divertida e incrível caça aos ovos, brincadeira perfeita para fazer no domingo de manhã.
O jogo consiste em esconder os chocolates por toda a casa, quintal ou no ambiente que desejar. Depois, basta acordar os caçadores mirins e orientá-los sobre as pistas distribuídas no espaço escolhido. O resultado são horas de muita alegria e união.
Se você gostou da ideia, este conteúdo vai te ajudar a colocá-la em prática. A seguir, listamos dicas sobre como preparar uma caça aos ovos de Páscoa. Continue a leitura e aprenda!
1. Faça uma lista com os materiais necessários
Da mesma forma que é necessário organizar uma festa de aniversário, a sua caçada também deve ser preparada com antecedência. Para isso, faça uma lista de tudo que precisa no jogo.
Dentre os materiais, estão:
- Ovos pintados para espalhar pelo caminho;
- Ovos de chocolate;
- Pistas para caça aos ovos (paquinhas ou pegadas de coelhos);
- Recados para auxiliar os pequenos na busca. Por exemplo, se a próxima pista estiver no quintal, você pode dizer a próxima parada é no espaço onde eles mais brincam;
- Bombons para servir como pequenas recompensas;
- Arquinhos de coelho para colocar nas crianças ao acordarem.
Para definir a quantidade correta de cada item, considere o número de participantes. Uma sugestão para deixar a brincadeira ainda melhor, é juntar toda a família, como priminhos, avós e tios.
2. Prepare os ovos
Com a lista em mãos, chegou o momento de preparar os ovos. Caso tenha escolhido chamar os familiares para participar, inclua na caçada os chocolates que eles vão dar para as crianças.
Você gosta de tornar os momentos inesquecíveis? Então, coloque recadinhos em organizadores de acrílico. A ideia é que cada pessoa receba uma caixa com uma carta dentro. Pode parecer algo bobo, mas quando crescerem, os pequenos vão se emocionar com as lembranças do dia.
Em relação aos doces, você pode comprar opções prontas ou preparar as guloseimas em casa. Inclusive, se for fazer artesanalmente, é possível incluir a criançada na tarefa.
3. Crie as pistas
A terceira etapa é fazer as pistas para distribuir pela casa. Na lista de alternativas, estão paquinhas e pegadas, ambas podem ser encontradas na internet. Se preferir as patinhas, busque por moldes de pegadas de coelho. A escolha foram as placas? Procure plaquinhas de caça ao ovo para imprimir.
Além das versões de caça aos ovos para imprimir, você pode criar charadas e enigmas. Após definir quais serão, passe para um papel e cole em uma superfície dura, como um pedaço de madeira ou plástico resistente.
Nessa tarefa, as chances de deixar a casa fora de ordem são grandes. Para te ajudar a resolver o problema, compartilhamos dicas sobre como organizar a casa bagunçada. Confira!
4. Defina o espaço e monte o percurso
O último passo é escolher qual o melhor ambiente para montar a caçada. Prefira os espaços que as crianças têm mais contato no dia a dia, como quarto, banheiro e quintal. Lembre-se que o objetivo é não estragar a surpresa, portanto separe um tempo na noite anterior para montar o percurso.
Outra ideia para deixar o dia especial, é montar uma cesta de café da manhã para tomar com as crianças quando a procura acabar. A refeição pode ser feita em forma de piquenique ou então na mesa — você decide.
Ideias para caça aos ovos de Páscoa
Agora que sabe o passo a passo para fazer a brincadeira perfeita, que tal conhecer algumas ideias para a caça de Páscoa? Separamos três opções divertidas. Confira quais são elas:
- Procura ao tesouro: nessa alternativa, devem ser deixados bilhetinhos com pistas. Caso as crianças ainda não sejam alfabetizadas, faça desenhos para ilustrar;
- Percurso com pegadas: considerada a forma mais tradicional, essa ideia consiste em espalhar patinhas de coelhos por toda a casa. Quando as pegadas acabarem, significa que o esconderijo dos chocolates foi encontrado;
- Forme os pares: outra ideia é separar os ovos em metades e distribuí-las em diferentes ambientes. Aqui, o intuito é encontrá-las para que pares iguais sejam formados.
Além das versões compartilhadas, está liberado deixar a imaginação fluir e criar um jogo personalizado. Afinal, as crianças costumam ter gostos diferentes e levá-los em consideração torna a caçada ainda mais legal.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e das dicas. Por aqui, estamos preparando outros posts incríveis para a organização de festas, espaços e, até mesmo, rotina. Inclusive, temos um texto completo sobre como organizar a rotina e ter uma vida mais tranquila. Acesse e aproveite.
Caso ainda tenha dúvidas ou queira compartilhar outras ideias sobre caça aos ovos, use os comentários para isso. Vamos ler as perguntas e sugestões o mais rápido possível. Até mais! 🐰