Decoração boho: guia completo sobre a tendência

Considerado uma tendência entre os tipos de decoração, o estilo boho é autêntico e confortável. A partir dele, é possível criar ambientes alegres, coloridos e modernos. Se você ama estar em contato com a natureza e gosta de ter hábitos que garantem liberdade, ele é a escolha ideal para compor a sua casa ou outro ambiente.

Sala com sofá com decoração  boho

Além das características compartilhadas, a decoração boho é formada por outras particularidades. Neste post, apresentamos todas elas. A seguir, conheça o que é, quais cores usar, como colocar em prática e muito mais. Boa leitura!

O que é estilo boho na decoração?

Sinônimo de liberdade, o estilo boho é a junção de outras linhas decorativas, como a clássica e a rústica. Ao usá-lo em um espaço, é possível alcançar uma originalidade aliada à beleza do contemporâneo, pois ele é formado por arte.

Sala com poltrona e decoração puxando para detalhes em palha seca

Em relação ao surgimento, a vertente ganhou forma na década de 60, quando o movimento hippie era considerado destaque. Após o nascimento, o boho passou a ser usado na moda, em performances artísticas e na decoração de apartamentos, casas, lojas e outros espaços.

Quais são as características da decoração boho?

A autenticidade é o aspecto que melhor o define. Quando o assunto é boho, não há certo ou errado e tudo pode ser usado. Por exemplo, você pode misturar estampas e, mesmo assim, alcançar um resultado visualmente bonito.

Decoração boho na sala de estar

Além dessa característica, o estilo também é lembrado por:

  • Usar a natureza;
  • Incluir objetos que oferecem conforto, como almofadas;
  • Adicionar itens ornamentais;
  • Misturar cores e estampas sem receio.

Quais cores usar na decoração boho?

Para quem deseja apostar na tendência, mas está com medo de errar, a solução é começar lentamente. O objetivo é fazer pequenas alterações, portanto pintar as paredes com as cores boho é o ideal. Na lista de tonalidades que definem o estilo, estão:

  • Vermelho;
  • Marrom;
  • Dourado;
  • Verde-escuro;
  • Laranja;
  • Mostarda;
  • Bege;
  • Verde-oliva;
  • Cáqui;
  • Rosê;
  • Caramelo;
  • Roxo;
  • Preto.

Como falamos anteriormente, a originalidade é um dos principais aspectos presentes nessa vertente. Por isso, sinta-se à vontade para incluir novos tons e realizar as misturas que desejar. Confiamos no seu bom gosto!

Estilo boho na decoração: 6 dicas para colocar em prática

Agora que você sabe o que é o estilo boho, as características que ele possui e quais cores usar, chegou o momento de aprender a colocá-lo em ação. Para isso, separamos algumas dicas. Confira:

1. Adicione peças feitas à mão

Únicos, os itens artesanais possuem acabamentos exclusivos. Logo, incluí-los nos cômodos é uma excelente alternativa. Você pode investir em peças de crochê, tecelagem, dentre outras possibilidades.

No momento da escolha, é possível comprar produtos prontos ou confeccionar os próprios objetos. Inclusive, se decidir fazer em casa, a atividade possui capacidade terapêutica e pode te ajudar a relaxar.

2. Inclua a natureza nos ambientes

Folhagens, suculentas ou plantas de todos os tamanhos, fique à vontade para escolher o que mais combina com você. A natureza pode fazer parte de todos os espaços, sejam eles internos ou externos. Inclua-a em vasos, paredes e de outras maneiras.

Caso não saiba quais opções podem ser adicionadas em quartos, salas e outros ambientes internos, aprenda como escolher as plantas para dentro de casa. No post, também explicamos como cuidar de cada espécie sugerida.

3. Invista em estampas

Você gosta das estampas florais do estilo romântico? Então, vai adorar saber que elas podem ser usadas sem receio. Além dessa opção, existem outras estampagens perfeitas para compor os ambientes, como as versões abstratas e com figuras geométricas.

4. Priorize o conforto

Da mesma forma que a decoração rústica, a boho prioriza o conforto. Por isso, quando for escolher os elementos, prefira as opções que unem beleza e aconchego. Aqui, o objetivo é criar espaços que abraçam e confortam todas as pessoas que por ele passarem.

5. Aposte em cores

Ambientes coloridos são alegres, e a alegria é prioridade na decoração boho. Portanto, não tenha medo de ousar e realizar misturas mirabolantes. Por exemplo, invista em poltronas em rosa, almofadas em mostarda, plantas e um quadro abstrato multicolorido. Pode parecer extravagante, mas o resultado fica lindo.

6. Use tecidos

Os tecidos podem ser incluídos em mantas para poltronas e camas, tapetes, roupas de cama, sofás, quadros, capas para almofadas, dentre outras alternativas. Em relação às estampas, invista nas opções sugeridas durante o conteúdo, como as florais e ornamentais.

Ideias de decoração boho para todos os cômodos

Para ficar ainda mais fácil aderir à linha de decoração hippie, preparamos inspirações de espaços boho. São ideias para compor salas, quartos, banheiros, áreas de lazer e cozinhas. Aproveite!

Sala boho

Para a sala, pensamos em uma proposta que une conforto, delicadeza e modernidade. Invista em um sofá e um tapete minimalistas, pois as cores serão adicionadas nos detalhes. Inclua almofadas em tons terrosos sobre o sofá, incluindo marrom, cáqui e salmão.

No chão, distribua vasos de plantas. Nas paredes, coloque quadros e itens feitos à mão. Em relação às luzes, adicione as quentes, já que elas podem aumentar a sensação de relaxamento.

Quarto com decoração boho

Seja um quarto de casal ou solteiro, o intuito é criar um espaço capaz de aumentar o bem-estar. As camas baixas ou com estruturas em madeira são ideais. Adicione prateleiras em uma das superfícies e as preencha com livros, pequenos vasos de plantas e velas.

Aqui, um simples banquinho consegue ser um lindo criado-mudo. Na parede atrás da cama, coloque um espelho oval — as versões com bordas em crochê são perfeitas. Complete com lustre pendente em bambu.

Banheiro do estilo boho de decoração

Apesar de ser pouco comentado, o banheiro também pode receber a decoração hippie. Para isso, aposte em objetos em tons de marrom, como um porta-escova de dentes e uma caixa para cosméticos.

Se o desejo é ter um resultado autêntico, indicamos adicionar plantas de espécies maiores. No que diz respeito à posição, coloque-a ao lado da pia.

Área de lazer com itens boho

Sabe aqueles móveis antigos que você não sabe onde colocar? O seu espaço de lazer vai ficar perfeito com eles. Por exemplo, uma estante pode virar um armário para guardar bebidas. Ao usar a imaginação e ressignificar os móveis, você economiza dinheiro.

Inclusive, por falar em economia, temos um conteúdo incrível sobre como fazer uma área gourmet gastando pouco. Por isso, se você ainda não tem uma, acesse-o e confira as dicas!

Cozinha estilo boho

A cozinha é responsável por completar a nossa lista. No ambiente, o objetivo é formar um espaço minimalista, portanto prefira móveis neutros. Para as paredes, os azulejos decorados garantem um charme a mais ao espaço, como as versões florais.

Para a decoração, inclua uma prateleira aberta de madeira para adicionar pequenos vasos com plantas e outros objetos, como um bule antigo. As bandejas organizadoras também são perfeitas para o cômodo, já que elas podem receber temperos, condimentos e outros produtos.

Agora que você sabe tudo sobre o estilo boho, temos certeza que pode mudar a aparência de diferentes lugares. Vale ressaltar que, apesar das dicas serem destinadas a residências, elas podem ser usadas para compor lojas, escritórios e outros locais.

Esperamos que tenha gostado e aproveite as sugestões. Até mais!

Deixe um comentário