Como fazer uma rifa: passo a passo simples para preparar um sorteio!

Participar de um sorteio é uma coisa bastante comum em nossa sociedade. Na escola, em família, no trabalho e em muitos outros lugares, é comum a criação de rifas para ajudar a arrecadar algo e presentear os participantes. Por isso, saber como fazer uma rifa é essencial.

Hoje, vamos te ensinar um passo a passo bem prático de como fazer esse pequeno documento capaz de alegrar pessoas e ajudar o próximo com boas ações. Vamos lá!

Passo a passo para fazer uma rifa: instruções simples!

Quem olha de fora, certamente deve pensar que há um imenso trabalho na hora de fazer uma rifa. Isso, de fato, é verdade, mas não há muito segredo. Em sua maioria, a organização é o que mais vai fazer a diferença na hora de preparar esse documento que tem o poder de promover a solidariedade e premiar quem comprou.

Mesa com dois notebooks e mão de duas pessoas próximo escrevendo em um papel

Com alguns passos simples, é possível montar uma rifa bem legal para vender entre colegas de trabalho, amigos e outras pessoas. Confira:

1. Determine o layout

Como você gostaria que a rifa fosse? Há diversos modelos definidos que são ideais para criar, sendo os quadrados e retangulares na horizontal mais comuns. Mas isso não impede que algo totalmente personalizado seja feito.

Folha em branco ao centro da imagem

2. Escolha um tema

Para começar a se fazer a rifa, primeiro é necessário a definição de um tema. Será sorteio de alguma data comemorativa nacional? Festividade da empresa? Uma arrecadação solidária?

Imagem em preto e branco com uma pessoa segurando placa em frente o rosto e com um ponto de interrogação

Isso é importante porque ajudará nos outros passos, direcionando a ideia a fim de que se concretize da maneira mais simples possível. Ainda, se for algo muito importante, as pessoas, com certeza, participarão.

3. Selecione um prêmio

O prêmio é a grande cartada das rifas, isso porque tem o poder de chamar atenção das pessoas, tanto para o positivo quanto para o negativo. Mas esse último deve ser evitado, certo?

Conjunto de brinco e colar com pedras avermelhadas

Escolha uma premiação que seria útil para as pessoas ou que elas desejem muito consumir. Uma cesta de comida, um equipamento eletrônico, um voucher de alguma loja são alguns dos exemplos. Lembre-se que deve alcançar o desejo do público.

Ainda, se for algo muito grande, é possível escolher mais de um prêmio a fim de instigar mais as pessoas. Lembre-se que ganhar um sorteio é puramente sorte, quanto mais prêmios, as pessoas vão querer comprar mais para aumentar a sorte.

4. Defina um design

Pode parecer um passo desnecessário, mas isso também deve ser feito. Dessa forma, de acordo com a temática escolhida, defina o tipo de design que terá a rifa.

Homem virado de costas olhando para um grande painel com vários papéis pendurados

Se for um sorteio para presentear os funcionários, por exemplo, seria legal colocar o nome da empresa, alguns dados, além de ilustrações do prêmio escolhido. Se for sobre alguma data festiva nacional, adicione pequenas decorações que combinem com ela, entre outras coisas.

5. Estabeleça um valor

Aqui, deve-se ter cautela, visto que o preço de cada rifa tem que combinar com o prêmio que será sorteado. Se for algo de um valor muito alto, um eletrônico, por exemplo, e poucas pessoas participarão, o valor precisa estar em conformidade para “pagar” o preço do presente, trazer o lucro esperado assim como caber no bolso dos participantes.

Pessoas sentadas ao redor de mesa conversando

Caso seja puramente um item que não houve a necessidade de pagar, como doações de terceiros para realizar o sorteio, é possível ser um valor simbólico e revertido em outra boa ação!

6. Crie uma boa legenda

Além do prêmio e o design, a legenda também deve ser atrativa. Existem alguns modelos prontos em que você pode se inspirar para criar algo totalmente único conforme sua necessidade. Faça uma frase que incentive as pessoas a adquirir.

Papel sobre mesa com escritas e caneta aberta sobre o papel

Caso não haja essa necessidade, seria interessante manter uma pequena instrução de como o sorteio será feito, o dia, a hora, entre outras coisas. Ah, e não se esqueça do título, ele é que chamará a atenção!

7. Separe um espaço para informações do comprador

É impossível fazer um sorteio sem um ganhador, não é mesmo? Por isso, lembre-se que, em sua rifa, também deverá existir um espaço para que o comprador coloque suas informações pessoais, como nome, contato e endereço.

Imagem mostrando parte de caderno espiral

Separe bem esses dados, fazendo um campo para cada informação com um espaço razoável, assim a pessoa consegue transcrever seus dados sem problemas.

8. Arranje um local para armazenar as rifas

Por último, mas não menos importante, as rifas necessitam de um lugar para serem colocadas, certo? Por isso, escolher uma urna para deixá-las até o momento da realização do sorteio é algo importante.

Há diversas opções de urnas de acrílico que são bem resistentes e podem ser personalizadas, assim, elas podem ser deixadas transparentes, para aparecer as rifas e instigar as pessoas, ou permitem que cartazes sejam colados indicando o sorteio e quando ele será realizado.

Ainda, os tamanhos são diversos! As urnas feitas de acrílico são ótimas opções porque são práticas e mantêm os papéis seguros, além de o material ter bastante durabilidade.

Tudo isso feito, basta começar a distribuir as rifas para venda e alcançar mais pessoas. Depois, é só realizar o sorteio para saber quem será o grande sortudo que ganhará o prêmio escolhido com tanto carinho!

E aí, gostou? Muito prático, não é? Seguindo esses passos, a rifa ficará incrível e o sorteio mais ainda! E se você não quer perder nenhum conteúdo nosso, não deixe de nos acompanhar em todas as semanas!

Deixe um comentário