Tendências de decoração para 2024: conheça os detalhes

Cada vez mais, a decoração deixa de ser apenas sobre tornar os ambientes visualmente bonitos. Agora, ela está relacionada em unir conforto, funcionalidade e beleza. Afinal, de nada vale ter um espaço com a estética perfeita e sem nenhuma praticidade.

Para investir nas apostas certas, reunimos neste conteúdo as principais tendências para 2024 no ramo decorativo. Em cada uma das opções, você encontra ideias de como colocá-las em prática. Continue a leitura e aproveite!

Cor Pantone do ano

Considerada um verdadeiro sucesso, a cor do ano é responsável por ditar os principais lançamentos de diferentes áreas, inclusive a decorativa. A partir dela, os projetos ganham um visual moderno e autêntico. Em 2024, a escolhida da Pantone é a Peach Fuzz, um tom de pêssego ideal para decorações minimalistas.

Por ter uma aparência delicada, ela pode ser inserida nos detalhes ou por todo o ambiente. A suavidade da cor permite que o resultado não fique pesado demais. Uma alternativa que amamos é criar um cômodo usando apenas ela.

Sala com estilo minimalista em tom de rosa

Por exemplo, você pode pintar as paredes de pêssego, investir em um sofá do mesmo tom e acrescentar móveis em marrom. Para quadros e outros itens menores, aconselhamos optar por versões neutras, como branco, bege ou off-white.

Elementos naturais

Os elementos naturais nunca saem de moda, e a tendência é que ganhem cada vez mais visibilidade. Dentre as possibilidades, é possível inserir plantas, itens em madeira, fibras naturais, pedras e, até mesmo, metais. Dessas opções, as plantas são as nossas preferidas.

Ao inseri-las nos cômodos, o ambiente ganha um frescor natural, oferece mais aconchego, permite melhores momentos de relaxamento e garante a purificação do ar. Elas podem ser colocadas em todos os locais. Por isso, preparamos uma lista com plantas para dentro de casa. Veja quais são e aprenda a cuidar!

Ambientes maximalistas

Indo para o lado oposto do minimalismo e recentemente inserido na lista dos principais tipos de decoração, o maximalismo é uma tendência decorativa baseada no “mais”. Em resumo, não tenha medo de escolher objetos chamativos, pois nesse estilo tudo é permitido.

Claro que a intenção não é criar espaços bregas, por isso, prefira fazer combinações com tons complementares e estampas que combinem entre si. A dica para criar espaços decorativos bonitos é investir em móveis grandes, cortinas e estofados coloridos, iluminação trabalhada e sobreposição de tapetes.

Para não errar, busque inspirações de projetos que seguem o mesmo objetivo. Dessa forma, fica mais fácil entender o que funciona ou não na prática.

Materiais sustentáveis

Perfeitos para quem deseja ter uma vida mais saudável em todos os sentidos, os materiais sustentáveis deixam os espaços mais bonitos, ao mesmo tempo que cuidam do planeta. Para ter uma decoração com esse estilo, a principal recomendação é olhar para as coisas que já possui.

Isso porque uma caixa de madeira pode se tornar um lindo nicho para colocar suas louças na parede. Uma jarra antiga pode ser transformada em um vaso de plantas, e os potes de vidro com massa de tomate podem ser utilizados para reservar os temperos.

Móveis multifuncionais

Ter lugares funcionais é uma tendência de decoração que veio para ficar. Para isso, investir em móveis multifuncionais é a principal dica. Mas como são esses móveis? Geralmente, essas opções desempenham mais de uma função. Por exemplo, um puff baú pode ser usado como assento e para guardar objetos.

Outras alternativas de móveis multifuncionais são: sofá retrátil, cama-baú, recamier com sapateira, recamier com baú, mesa flexível, bancada extensível, painel giratório, nicho dobrável e cabeceira com armário.

Decoração elegante

Se você não abre mão de ter cômodos sofisticados, a decoração elegante é a opção ideal. Dentre as características desse estilo, espaços neutros são uma das principais, sendo necessário optar por elementos leves com as seguintes cores: ouro, prata e tons terrosos ou neutros.

Sala com estilo eleganta, com uma grande janela para entrar luz natural

No que diz respeito aos objetos, os artigos para casa e decoração em acrílico estão entre as alternativas indispensáveis. Trata-se de itens atemporais produzidos em material resistente com alto brilho. São caixas organizadoras, toalheiros, porta-cápsulas, carrinhos multiuso, açucareiros e mais.

Produtos feitos por você

Nada mais satisfatório do que investir em peças feitas que combinam com o nosso estilo. Não à toa, os produtos feitos por você são uma tendência para 2024. Nesse caso, vale a pena considerar quais itens é possível confeccionar.

Por exemplo, para quem gosta de costura, criar itens de crochê é uma excelente ideia. Se você curte passar as horas livres criando com argila, fazer artigos com barro é a nossa recomendação.

Espaços com iluminação natural

O último da lista são os projetos com iluminação natural. Nessa ideia, o objetivo principal é criar espaços arejados, amplos e bem iluminados com a luz do sol. Se você está com planos de iniciar uma construção ou reforma, a alternativa é totalmente possível.

Porém, para quem não consegue realizar esse tipo de mudança, uma ideia é incluir espelhos, cortinas claras e leves, e outros objetos em tons neutros. Também olhe com cuidado para cada cômodo. Para a iluminação do quarto, as melhores alternativas são os abajures, arandelas, spots e lustres.

Prontinho, agora que está por dentro de quais são as tendências para 2024, temos certeza de que investirá nos itens certos. Lembre-se de confiar no seu bom gosto e realizar compras conforme o seu estilo.

Se precisar de ajuda ou ainda tiver dúvidas sobre o assunto, compartilhe nos comentários. Por aqui, já estamos preparando outros posts sobre decoração, produtos funcionais e outros temas relacionados. Continue acompanhando nosso blog para ler tudo em primeira mão.

Até breve!

Deixe um comentário