Caixas de sugestões: saiba como implementar e escolher!

A comunicação é um dos pilares fundamentais para as relações humanas, por isso, ela é tão valorizada nas empresas atualmente. Afinal, para se alcançar o sucesso, é necessário entender os reais problemas dos clientes para oferecer soluções cada vez mais ágeis e assertivas.

Bem, mas nem sempre é necessário convocar uma reunião ou promover uma palestra para se obter informações relevantes para o crescimento de uma empresa. Existem outras formas de se obter informações de forma contínua e eficaz, e um exemplo é usar uma caixa de sugestões!

Você já a usou? Sabe como funciona? Se quer saber mais sobre sobre essa solução tão prática para ambientes corporativos, acompanhe nosso post!

Caixa de sugestões: por que usar na sua empresa?

Apesar de muito simples, a caixa de sugestões é uma importante ferramenta para melhoria contínua para os negócios de uma empresa. E o melhor é que ela pode ser usada para obter informações dos clientes e dos próprios colaboradores para melhoria dos processos da organização.

foto de caixa de sugestao quadrada e fundo branco

Confira os tipos de informações que você pode obter através da caixa de sugestão:

Feedbacks positivos

Esse tipo de feedback, popularmente conhecidos como elogios, são importante, pois a empresa pode conhecer seus pontos fortes e quais processos funcionam corretamente e trazem resultados positivos para o negócio.

Com esse tipo de informação, é possível saber o que continuar fazendo, assim como quem são os responsáveis por manter essas impressões positivas. Dessa maneira, é possível saber quais funcionários merecem serem parabenizados e receber mais oportunidades dentro da empresa.

Feedbacks construtivos

Já os feedbacks construtivos são pontos de melhoria identificados por clientes e colaboradores para que a empresa possa colocar em prática e melhorar processos que já são bons, mas podem ser aperfeiçoados.

Feedbacks negativos

Por último, temos os feedbacks negativos, também conhecidos como reclamações, que dão diretrizes para ações que precisam ser implementadas de forma urgente, visto que se tratam de pontos de falhas da empresa.

Como implementar uma caixa de sugestões funcional?

Como você pode perceber, obter essas informações é de suma importância, e para que esses feedbacks cheguem até as caixa de sugestões, é necessário que a empresa tenha essa cultura bem trabalhada em seu cotidiano, tanto com os clientes quanto os seus colaboradores. É preciso ir além de apenas deixar uma caixa, papel e caneta no balcão da recepção da empresa!

foto de cima de caixa de sugestao de acrilico e fundo amarelo

A qualidade das ideias e soluções levantadas por colaboradores, por exemplo, contribui muito para um negócio, visto que eles vivem o dia a dia profissional com mais intensidade, são a “mão na massa” e podem ter ideias fundamentais para o crescimento e melhoria dos processos da empresa. Mas para isso, eles devem ser estimulados para isso.

Então, divulgar a cultura do uso ativo da caixa de sugestões por meio de diversas comunicações de endomarketing. Mas também não é só divulgar, é preciso salientar a importância para melhoria dos processos da empresa, para os funcionários entendam a necessidade e também passem a fazer uso da ferramenta.

Então, após destacar a importância da caixa de sugestões, é importante deixá-la em um ponto estratégico de fácil acesso para todos os funcionários.

Como estimular os clientes a usar a caixa de sugestões?

Sabemos que nem todos os clientes têm esse hábito de deixar sugestões após uma experiência de negócios com a empresa, assim como as pesquisas de satisfações possuem baixo índice de respostas. Mas é válido orientar os funcionários da linha de frente, que realizam os atendimentos, a divulgarem a caixa de sugestões, destacando o quanto a opinião do cliente é importante.

mao masculina colocando sugestao em caixa de acrilico

Mas ainda que a empresa não tenha um volume muito grande de opiniões deixadas, as que chegarem até a caixinha, sem dúvidas, são sinceras e muito úteis para os processos interno.

Quando o atendimento é diferenciado e o consumidor sente que ele é especial, é bem provável que se sinta mais estimulado a deixar um elogio. Entretanto, o contrário também pode ser verdadeiro, visto que um consumidor mal atendido tem a necessidade de reclamar e buscará meios de deixar sua insatisfação registrada.

Ideias para caixas de sugestões

A caixa de sugestões pode ser feita de diversos tipos de materiais, como papelão, madeira, plástico, contudo, é válido para a empresa instalar uma opção que combine com a estética das suas dependências, além de preservar a sua identidade visual.

O papelão é, sem dúvidas, o material mais barato, mas em pouco tempo sua caixinha de sugestão pode estar amassada ou suja, não passando o melhor aspecto para quem pretende contribuir com uma opinião.

A nossa sugestão é uma caixa de acrílico, um material durável, resistente e muito versátil, pois combina com qualquer estilo de decoração, passando sempre uma boa imagem para os usuários, sejam eles clientes ou colaboradores. Além de serem transparentes, tanto no sentido literal quanto figurado. Praticar a transparência com aqueles que utilizam e consomem seus serviços é essencial.

E para te ajudar a limpar sua caixa de acrílico de sugestões, temos um post super completo no blog, não deixe de dar uma passadinha e conferir!

E aí, a caixa de sugestões é útil para a sua empresa? Na Acrílico Centauri, você pode solicitar uma caixa de sugestões personalizada para sua empresa. Conheça mais sobre essa solução em nosso site!

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