Quando vamos a restaurante mais refinado, ficamos hospedados em um hotel de 4 ou 5 estrelas ou qualquer outro estabelecimento com nível de etiqueta mais alto, é bem comum presenciarmos um enorme buffet com diversas opções de alimentos, além de mesas postas com uma variedades de talheres, pratos, copos e taças que serão utilizadas por quem estiver no salão.

Toda essa preparação, que busca trazer organização, praticidade e higiene para os clientes, é um conjunto de práticas de etiqueta que inclui a organização dos talheres na mesa em relação ao prato e copos. Se você quer saber como realizar essa preparação, acompanhe nosso post e confira como arrumar talheres em mesa de buffet!

Afinal, como organizar os talheres no buffet?

A organização de talheres de um buffet, no qual as pessoas levantam para se servir, é um pouco diferente da organização de talheres para mesa posta, onde os pratos são levados até a pessoa que fará a refeição. Ambas são muito usadas, principalmente quando se fala em mesa de noivado, de restaurantes, entre outros.

foto de mesa com pratos e talheres arrumados

Falando especificamente do primeiro caso, o mais indicado é colocar os talheres no final do buffet mais distante dos pratos para que os convidados ou clientes possam pegá-los por último, ao invés de pegarem no início e ficarem tentando fazer malabarismos enquanto se servem.

Uma dica para organizar é sempre tentar manter cada tipo de talher juntos ou em pares: organize todos os garfos de salada juntos, colheres com colheres e todos os garfos e facas de jantar juntos.

E para isso, pode-se usar de objetos organizadores para que tudo fique disposto em seu devido lugar, sem misturar faca com garfo ou com colher, por exemplo. Uma das formas de fazer isso é:

1. Separar um espaço no final do buffet

As mesas de buffet podem ser de diferentes formas e, às vezes, pode não comportar espaço para outros itens além da comida. Sendo assim, você pode encontrar outro espaço para colocar os talheres, como uma mesa adicional que não tenha tamanho tão destoante.

2. Usar recipientes para cada talher

Há diversos organizadores super estratégicos que trazem muito mais sofisticação e praticidade na hora de arrumar talheres em mesa de buffet, como as bandejas de acrílico. Escolha um tamanho que não seja tão maior que o comprimento do tipo do talher e que também não deixe esse tipo apertado. Um bom recipiente também seria organizadores mais altos e largos, como um modelo retangular fundo.

Assim, definido esses dois passos, você pode optar pela organização e decoração, quem sabe forrando essa mesa com uma toalha elegante, colocando sachês de sal e açúcar por perto em um organizador porta temperos, um frasco dispenser de álcool em gel, entre outros.

Organização de talheres na mesa: confira como fazer!

Já para organizar dos talheres na mesa em um buffet no qual parte dos alimentos são servidos por garçons, existe um conjunto de regras referentes ao código de etiqueta para alimentação à mesa. Dessa forma, é necessário conhecer a sequência correta para a colocação dos talheres. Confira:

foto aproximada de varios garfos e facas lado a lado

  1. Os garfos devem ser colocados sempre à esquerda do prato. Existem apenas algumas exceções a esta regra: o garfo de sobremesa, por exemplo, é colocado sempre acima do prato;
  2. O garfo de salada deve ser colocado à esquerda do garfo de jantar, afinal, a salada é servida antes do prato principal;
  3. As colheres são colocadas no lado direito do prato, exceto a colher de sobremesa que, a exemplo do garfo de sobremesa, é colocada acima do prato de jantar;
  4. Apenas os talheres que serão usados na refeição devem ser colocados na mesa. Caso a sobremesa não contemple à refeição, não se deve colocar um garfo ou uma colher de sobremesa;
  5. As lâminas das facas devem estar sempre voltadas para o prato, exceto a faca de manteiga que fica em cima do prato de pão apontando para baixo e para a esquerda;
  6. Os guardanapos devem ser colocados à esquerda do garfo ou no prato antes do serviço;
  7. Coloque talheres começando cerca de uma polegada do prato, deixando espaço para o serviço. Além disso, certifique-se de alinhar a borda inferior dos talheres para uma aparência elegante.

Agora que você já conhece o básico da organização de talheres, explore os diferentes tipos de organizações de mesa abaixo. Ao decidir qual implementar para o seu evento, você deve sempre considerar o quão formal será a refeição.

Organização de mesa básica

Para organizar uma mesa mais básica, obviamente, você não precisará de tantas regras de etiquetas, ficando no campo da informalidade mesmo. Mas, ainda assim, uma refeição em casa pede, de fato, um ambiente mais descontraído e informal. Afinal, quem é que não gosta de reuniões improvisadas que não exige uma infinidade de talheres adicionais. Nestas situações, os talheres e pratos da sua cozinha devem ser suficientes, desde que esses estejam em boas condições de uso.

Organização de mesa formal

Para uma organização de uma mesa mais formal, é necessário pensar em elementos para um evento mais sofisticado e elegante, no qual serão vários pratos serão servidos, seguindo as instruções dadas de arranjo de talheres que demos acima também.

Aqui, é onde os detalhes mais importam, então, é válido observar o comprimento da mesa, a toalha utilizada, os adornos, como castiçais com velas e vasos de flores, que devem ser colocados com parcimônia em sua mesa para garantir que você não superlote o ambiente. Temos um post incrível sobre mesa posta, não deixe de conferir para te ajudar nessa organização e decoração!

E aí, pronto para organizar um mesa bem bonita com todos os talheres dispostos corretamente? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que seja útil para você colocar em práticas nos seus próximos eventos!

Deixe um comentário