Como organizar guarda-roupa infantil de forma fácil: 7 dicas

Saber como organizar um guarda-infantil pode parecer desafiador, afinal, são diversos detalhes para colocar em ordem, como bodies, blusas de manga comprida, fraldas e itens de higiene. A boa notícia é que algumas ideias simples facilitam o processo e otimizam o espaço.

No conteúdo de hoje, separamos dicas funcionais para organizar o guarda-roupa de uma criança. Após colocá-las em prática, aproveite as vantagens de ter um armário sempre arrumado e, consequentemente, uma rotina otimizada. Confira quais são elas:

1. Separe as roupas que não são usadas para doação

O primeiro passo para quem deseja saber como organizar um guarda-roupa de bebê é separar as peças que são realmente usadas. Devido ao constante crescimento, as crianças costumam perdê-las facilmente, portanto, a etapa deve ser feita a cada três meses.

mulher separando roupa para doação

A partir do momento que incluir o hábito na rotina, o móvel terá sempre espaço para receber novos itens. Além disso, as opções existentes conseguem se manter organizadas. As roupas que não servem mais podem ser doadas para as crianças que conhece ou instituições de caridade.

2. Guarde as peças por estação

Separar as peças por estação é outra solução importante para a organização de armários infantis femininos e masculinos. Aqui, a ideia é que as roupas que correspondem ao clima fiquem em locais de fácil acesso, como gavetas altas e prateleiras baixas.

Como há a possibilidade de ter uma troca repentina de temperatura, separe três opções de conjuntos para atender às necessidades do tempo. As outras opções devem ficar guardadas nas últimas gavetas ou espaços pouco usados.

3. Pendure e guarde as roupas por tipo

Agora que já sabe quais são as roupas frequentemente usadas, pendure e guarde conforme o tipo. Na prática, isso significa que vestidos, calças, casacos, blusas, bodies e outros tipos de peças ficarão em espaços diferentes.

Dentre as alternativas, as que a criança mais costuma usar devem estar penduradas em cabides. Dessa forma, você terá uma fácil visualização de tudo que está disponível para vestir. Os itens para ocasiões especiais também ganham um ambiente específico, podendo ser em uma gaveta ou um cabideiro.

Para as crianças com mais de dois anos, recomendamos incluí-la no processo de escolha dos looks. Além de autonomia e independência, ela poderá expressar a criatividade e explorar as possibilidades. Para tornar o momento divertido, adicione ao quarto a delicadeza do estilo romântico de decoração.

4. Deixe os tamanhos maiores em gavetas

Para manter o guarda-roupa infantil organizado, é indispensável deixar separadas as roupas que ficam grandes na criança. Da mesma forma que as opções pouco usadas, essas devem estar nas últimas gavetas do armário ou em uma cômoda.

Lembre-se de conferir frequentemente se os itens ainda ficam largos. Como falamos no início do conteúdo, é normal que os pequenos cresçam depressa, por isso, o que há dois meses não servia, agora poderá ficar perfeitamente ajustado ao corpo.

5. Use caixas de acrílico para colocar peças delicadas

Entre as peças que compõem o armário, algumas se destacam pela delicadeza, como opções confeccionadas em tecidos finos, incluindo seda, algodão puro, renda, viscose e linho. As roupas com bordados, pedrarias, fitas e outros detalhes também merecem um cuidado especial.

No caso dos bebês, todas as alternativas costumam ser frágeis. Pensando nesse aspecto, a solução é investir em organizadores para mantê-las protegidas, como caixas de acrílico. Inclusive, na Acrílicos Centauri, podemos criar um projeto exclusivo para você, basta falar com um dos integrantes da nossa equipe e solicitar o produto que desejar.

6. Explore dobras funcionais

As dobras funcionais não podem ficar de fora da nossa lista de dicas sobre como arrumar um guarda-roupa de bebê. O método otimiza o espaço do móvel, mantém as peças organizadas por mais tempo e facilita a visualização dos itens presentes no ambiente.

Caso não conheça quais são os principais tipos e como fazer cada um deles, existem vídeos no YouTube com tutoriais fáceis de colocar em prática. Na lista de opções mais usadas, estão: método KonMari, dobras para camisas e dobras em fileiras.

Escolha a alternativa que seja mais fácil de seguir. Como resultado, além de um armário arrumado, você poderá ter uma rotina organizada e uma vida mais tranquila.

7. Incentive a criança a manter o espaço organizado

Após colocar em prática as dicas que compartilhamos, o último passo será aprender como manter o guarda-roupa da criança em ordem. Para isso, a dica é ensinar a ela como organizar o quarto e explicar a importância de cuidar bem das roupas, acessórios e todos os outros itens que fazem parte do espaço.

Comece gradualmente e com pequenas atitudes, como incluí-la no processo de organização e reservar dias específicos para colocar tudo no lugar. Aos poucos, ela replicará naturalmente o que foi explicado.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e as sugestões fáceis de entender. Caso tenha ficado com dúvida sobre alguma das alternativas, use os comentários para compartilhar. Vamos respondê-la em breve.

Até o próximo post!

Deixe um comentário