Como organizar os esmaltes? Confira 8 ideias infalíveis!

O hábito de pintar as unhas é uma paixão mútua entre diversas mulheres, agradando tanto as mais jovens e fashionistas, quanto as mais clássicas. Mas uma vontade é mútua entre todas elas: encontrar a melhor forma de organizar os esmaltes.

O mercado da beleza segue crescendo e apresentando a todo momento diversas novidades em relação às cores, tendências e itens criados para deixar a beleza das mãos ainda mais completa. Com isso, aprender como organizar sua penteadeira com esmaltes vai facilitar todo o processo de pintura.

Confira as dicas a seguir e veja como organizar esmaltes!

1. Separe por cor

O esmalte separado por cor garante que você encontre muito mais rápido a tonalidade que deseja para pintar suas unhas, otimizando seu tempo. Além de criar uma organização visual interessante, a separação por cor facilita a escolha entre os tons disponíveis, permitindo uma comparação rápida entre elas.

Por outro lado, uma vez que os esmaltes estão todos juntos e desorganizados, a dúvida se potencializa. Já que durante o processo de busca você pode encontrar outras cores e se interessar por elas. Nesse caso, encontrar a tonalidade desejada pode demorar mais tempo, impactando seus compromissos, caso esteja com pressa.

Moça organizando prateleira de esmaltes

2. Selecione pela data de compra

Organizar esmaltes separando pela data implica diretamente na verificação da validade dos produtos. Por isso, considerar a data na hora de comprar organizar os esmaltes é necessário. Muitas pessoas acreditam que, por ter componentes que conseguem preservar suas propriedades, mesmo vencidos, os esmaltes podem ser utilizados.

Mas a verdade é que isso pode colocar a saúde de suas unhas em risco.

Até o dia do vencimento impresso no frasco o uso é recomendado. Após aquela data o produto pode começar a perder características essenciais que ajudam a cor a durar mais tempo, deixando a textura mais grossa e provocando outras alterações que podem ocorrer devido ao vencimento.

Por isso, ao organizar seus esmaltes, se atente sempre a validade e os organize considerando as datas. Dessa forma, os que tiverem mais próximos da validade devem ser usados primeiro.

A frequência de verificação também pode ser estabelecida por você a depender da quantidade de esmaltes que tiver. O importante é que se esteja sempre atenta à validade dos produtos para evitar o uso indevido.

3. Gaveteiro de plástico e acrílico

Além de estar atento às propriedades e saber como organizar seus esmaltes, é preciso saber onde eles podem ser armazenados, e os gaveteiros de plástico e acrílico são ótimas opções.

O gaveteiro de plástico geralmente possui gavetas transparentes que facilitam a visualização do que há la dentro. Característica que também auxilia no processo de organização dos esmaltes. Se seu gaveteiro for grande, mais vidros de esmalte caberão e melhor será a sua organização, que dentro dele pode ser feita por validade e paleta de cores.

Além disso, os gaveteiros de plástico e acrílico são versáteis e podem ser colocados em qualquer lugar vago, otimizando espaço e auxiliando na manutenção de seus esmaltes.

Carrinho organizador de acrilico

4. Use caixas de metal

As caixas de metal para guardar esmaltes também são mais uma opção para armazenar os itens com cuidado. Elas podem ter tamanhos diferenciados e apresentar estampas divertidas que podem contribuir até para a decoração, facilitando a visualização dos frascos, já que em alguns modelos há um pequeno visor transparente permite ver as cores.

É preciso se atentar ao tamanho escolhido para que todos os seus esmaltes caibam perfeitamente no local.

Outra dica bacana para organizar seus esmaltes e garantir mais funcionalidade no dia a dia são os organizadores de gaveta. Peças práticas, resistentes e versáteis, usualmente feitas em acrílico, para facilitar a sua rotina.

5. Guarde os esmaltes na vertical

Ao pensar em como organizar esmaltes, além de considerar o espaço onde os produtos serão guardados, é necessário pensar na melhor forma de fazê-lo. Afinal, essa preocupação pode garantir que seus cosméticos tenham uma vida útil bem maior.

Armazenar os esmaltes na vertical garante uma maior durabilidade, e mantém a cor por muito mais tempo. Isso acontece porque em pé a mistura se torna ainda mais homogênea e evita a formação de mais de uma camada de cor — também conhecido como esmalte bifásico. Dessa forma a cor original dura mais e você pode aproveitar por muitas vezes!

vários frascos de esmaltes

6. Atenção ao local de armazenamento

O local de armazenamento dos esmaltes é importante, uma vez que para a qualidade ser mantida, é necessário que o local escolhido seja arejado, seco e longe da luz solar. Os locais muito frios ou muito quentes podem contribuir para a alteração das propriedades do produto, fazendo com que ele perca sua qualidade.

Além disso, tomar o cuidado de armazenar esmaltes em locais apropriados faz com que eles durem por mais tempo, uma vez que a cor e textura conseguem ser mantidos. Por isso, atente-se ao local escolhido para o armazenamento dos esmaltes e se certifique que a temperatura é a mais indicada possível.

Assim todas as propriedades serão mantidas e o produto tende a ter maior duração.

7. Mantenha os vidros sempre fechados

Evite deixar os vidros de esmalte abertos, pois isso acelera o processo de perda das propriedades do produto. Nesse processo alguns dos componentes presentes no esmalte podem evaporar, deixando a textura mais grossa, implicando na qualidade da aplicação e no acabamento que terá após a secagem.

Para solucionar o problema, caso a tampa tenha sido esquecida aberta, deve-se aplicar de duas a quatro gotas de óleo de banana ou uma gota de acetona a fim de recuperar a textura do produto. Mas atenção: a acetona faz com que a composição do esmalte seja alterada, reduzindo a sua qualidade e tempo de uso.

Isso acontece porque o cosmético perde suas propriedades mais rapidamente por causa acetona. Dessa forma utilize o truque da gota de acetona apenas se não tiver o óleo de banana, um super aliado para amolecer os esmaltes ressecados.

Uma pessoa passando esmaltes nas unhas da cor verde

8. Limpe a boca dos esmaltes antes se guardar

Na hora de fazer as unhas é comum que ao usar o pincel para pegar o produto certo excesso se acumule na borda do frasco. E conforme o esmalte depositado ali vai secando, se forma uma borda grossa que impede o fechamento correto do recipiente.

Para que isso não aconteça, é importante que sempre, ao terminar de pintar as unhas, se limpe a boca do esmalte para que esses resíduos não se acumulem. A limpeza pode ser feita com um algodão e um pouco de acetona, passando por toda a rosca do vidro e se certificando que todo o acúmulo foi removido.

Isso fará com que a tampa consiga ser bem fechada, preservando a qualidade do produto, além de reduzir o desperdício. Já que o esmalte mal fechado pode ocasionar vazamentos e prejuízos.

Veja também: 7 dicas de como fazer a decoração de uma escrivaninha

Independente do local escolhido para organizar seus esmaltes, opte por organizadores ou gaveteiros que otimizem a tarefa. Assim você consegue evitar bagunça e ainda pode usar o elemento organizador como uma peça de decoração para o ambiente.

Saber como organizar esmaltes faz com que eles se mantenham em um local seguro, onde as propriedades não serão perdidas e as cores serão potencializadas por muito mais tempo.

Por isso, siga nossas dicas e atente-se ao modo de organizar seus esmaltes para ter sempre à mão as suas tonalidades favoritas!

Deixe um comentário