Como organizar um atelier de artesanato pequeno e charmoso

Seja você um artesão iniciante ou experiente, ter um atelier é fundamental para organizar melhor cada material e artesanato produzido. Isso ajuda não só na produção, mas também na otimização de tempo, e os espaços pequenos também podem servir para montar sua oficina com muito charme, principalmente se você incluir alguns elementos essenciais.

A Acrílicos Centauri preparou esse conteúdo exclusivo para você conseguir organizar e decorar seu atelier pequeno gastando pouco e agregando muito charme e conforto ao ambiente. Saiba como organizar desde a infraestrutura, materiais essenciais, ideias criativas para mobília e muito mais com essas dicas!

Como organizar um atelier?

Se você ainda não tem a sua oficina de artesanato, então indicamos que escolha algum cômodo de sua casa ou algum local específico para incluir seus pertences, independente se for um espaço pequeno ou grande, é importante começar a organizá-lo para esse propósito específico. Agora, se você já tem um espaço, mas não sabe como dispor os elementos e cada ferramenta que possui, então esse conteúdo é para você!

Saiba que cada atelier é diferente, pois conta com artes de diferentes objetivos e artistas variados, então assim com organizar um quarto pede que você inclua detalhes que realçam sua identidade, no atelier acontece o mesmo, possibilitando a inclusão de cores, objetos e móveis que são a sua cara, assim, você terá mais inspiração e conforto para realizar seus trabalhos.

Mulher sentada em cadeira em um espaço de produção de produtos artesanais.

Qual deve ser a infraestrutura de um atelier?

Um atelier precisa de uma cadeira confortável e ergonômica, visto que o artista provavelmente passará grande parte do tempo sentado, o que leva a outro elemento fundamental, que é a mesa. Ela precisa ter uma altura ideal para seu corpo e ser ergonomicamente perfeita para o corpo. Além dessas infraestruturas, as lâmpadas, abajures e luminárias auxiliam na iluminação dos objetos que você irá trabalhar.

Outra dica é manter suas ferramentas nas caixas organizadoras de acrílico, que organizam cada material que você precisa de forma otimizada e eficiente. As prateleiras espalhadas pelo ambiente permitem que você consiga explorar mais o espaço, visto que elas deixam o chão livre para acrescentar outros móveis ou objetos.

Materiais para artesanato organizados e distribuídos de maneira uniforme.

Materiais essenciais para o atelier

Toda oficina precisa de materiais que vão ajudar você a confeccionar suas artes, e eles podem ficar guardados nas caixas organizadoras, as quais citamos acima. Entre eles, selecionamos os mais comuns, aqueles que definitivamente não podem faltar em sua rotina de trabalho:

  • Tesouras;
  • Tecidos;
  • Lápis de cor;
  • Estilete;
  • Réguas;
  • Cola;
  • Papelão;
  • Enchimentos;
  • Lixas;
  • Tintas;
  • Pincéis.

Colocar a mão na massa não é tarefa fácil, por isso você precisa de materiais como esses que ajudem a dar ainda mais autonomia para suas produções.

Mulher escrevendo em cima de uma mesa.

Como organizar os materiais e fermentas do atelier?

A prioridade de cada ferramenta vai definir sua a posição na organização, ou seja, quanto mais você usar um material, mais acessível ele precisa ficar. Por exemplo, nas prateleiras baixas você pode incluir tesouras, lápis, canetas e tintas, as quais, são geralmente usadas com mais frequência, enquanto enchimentos, lixas e estilete podem ser menos usados, então ficam nas prateleiras de cima.

Esse meio de organizar é útil também para outros elementos, posicionados no chão ou na mesa, assim você permite que cada objeto esteja em um local específico, tornando ainda mais fácil encontrá-lo quando você procurar. Lembre-se que, assim como organizar o home office, o atelier é um ambiente de trabalho, por isso a importância de ter um ambiente bem estruturado.

Se você tiver caixas de acrílico espalhadas pelo ambiente, pode deixar cada objeto ainda mais ordenado, como os pincéis que podem ficar nos organizadores de pincéis, ou os tecidos em um suporte de revistas, até dobrados em gavetas. Apenas tome cuidado com os tecidos, eles devem ficar bem guardados para evitar rasgos ou danos indesejáveis no material.

Decoração de atelier econômica

Na hora de organizar qualquer espaço pensamos em maneiras econômicas de realizar essa ornamentação, e existem opções recicláveis que ajudam a fazer isso. Ao invés de comprar uma prateleira nova, utilize caixotes de madeira, encontrados nos supermercados ou hortifrútis, essa ideia faz com que as caixas se tornem nichos. Para deixar ainda mais elegante, pinte-os com suas cores favoritas, ou opte por deixar em tons que criam um contraste com a parede.

Outra ideia é deixar seus artesanatos em um espaço especial só para eles, assim, ao visitarem seu atelier, saberão quais artes estão à venda. O mesmo pode servir para você tirar fotos para divulgação. Esse espaço pode ser uma mesa comum, iluminada e bem posicionada, assim, os produtos ficam ainda mais visíveis e organizados.

Uma dica valiosa para os espaços pequenos é usar a porta como aliada para guardar materiais. Existem nichos especiais para porta, onde podem ficar guardadas as linhas, barbantes e tecidos. Aproveite cada espaço vago e use sua imaginação! A regra é não economizar em materiais, visto que as possibilidades de realizar artesanatos são infinitas!

Esperamos que tenha gostado desse post, aproveite para conferir também 4 dicas de decoração de primavera para se inspirar, e não deixe de acompanhar semanalmente nossos posts! Até a próxima!

Deixe um comentário