Dicas de como organizar uma mudança de casa!

A mudança de casa muitas vezes pode ser um processo cansativo e estressante, mas também é uma grande oportunidade de recomeçar em um novo ambiente com a família ou sozinho.

Para tornar essa experiência emocionante e desafiadora mais tranquila, a Acrílicos Centauri preparou para você dicas de como organizar a sua mudança antes, durante e após. Veja mais detalhes logo abaixo!

Antes da mudança: planeje com cuidado e com antecedência

Ter dúvidas durante a organização de uma mudança de casa é super comum e, principalmente, se for a primeira vez. O foco principal da mudança é o planejamento e este é o primeiro passo antes de tudo.

Antes de fazer a sua mudança, é preciso se atentar a alguns detalhes para que tudo ocorra de forma correta. Os detalhes podem ser traçados e melhor visualizados em um planejamento, que conta com a hora e data da mudança, acerto de contrato com a empresa de mudança, etc. Para deixar o plano ainda mais assertivo, confira abaixo o que você precisa se lembrar:

1. Planejamento e organização

O primeiro passo durante o processo de mudança é realizar um planejamento e organização de tudo. Sente-se e com calma, anote tudo em um papel ou, até mesmo, no celular tudo o que precisa ser feito até no dia da mudança. Por exemplo: orçamentos, disponibilidades de dias para se mudar, contrato da empresa de transporte, montagem dos móveis e outros.

Se a sua mudança é para outro estado, é mais importante ainda que essa fase do planejamento seja feita com mais antecedência e mais detalhes, com 2 a 3 meses antes da mudança.

Modelo senta na mesa com um caderno conferindo as anotações

2. Definição de hora e data de mudança

Ainda se tratando do planejamento, escolha um dia que queira se mudar, assim você se força a realizar todos os outros itens de sua lista. Além disso, é possível visualizar qual a melhor rota para fazer a mudança e também qual será as condições de trânsito e clima daquele dia.

Se o seu caso for a mudança em um condomínio, verifique quais os dias permitidos para a realização de mudanças em certos dias da semana e horários.

3. Contrato com empresa de mudança

Para evitar imprevistos ou, até mesmo, conseguir um desconto, contrate uma empresa de mudança com antecedência. Se você é solteiro e possui poucos móveis e objetos, o transporte pode ser realizado em um carro pequeno. Já para famílias maiores, é ideal que o transporte seja feito em um caminhão baú.

Saiba como decorar e organizar quarto de solteiro pequeno!

Algumas empresas oferecem o serviço de empacotamento e encaixotamento de todas as suas coisas e móveis, enquanto algumas apenas realizam o transporte, carregamento e descarregamento.

Uma mulher e um homem se comprimentando

4. Providenciar caixas e sacos plásticos

Após verificar quais os objetos e itens que irão para sua casa nova, é preciso providenciar caixas de papelão em diferentes tamanhos e formatos e claro, também é preciso de sacos plásticos. Os supermercados são ótimos lugares para conseguir caixas de papelão. Mas, se possível, prefira caixas que sejam mais estruturadas e que possuam tampas, como caixas de folha sulfite A4.

5. Cuidado no momento de embalar itens

Assim que conseguir as caixas, comece a embalar e empacotar todos os seus objetos, mas sempre com calma e antecedência. Você não precisa embalar tudo de uma vez. A melhor maneira para começar a empacotar é pela sala de estar, já que muitos dos objetos são decorativos do que funcionais.

Em seguida, você pode prosseguir pela varanda, quintal, sala de jantar, banheiros e, por último, a cozinha, lugar com objetos de mais fragilidade (vidro, porcelana, etc.)

Nas caixas, sempre coloque etiquetas descritivas e muito detalhadas do que contém na caixa. Por exemplo, não marque apenas “objetos da sala de estar”, coloque algo como “objetos da parede sala de estar”.

Modelo sentada no chão embando um vaso.

Durante a mudança: acompanhe todo o processo de ida e descarregamento

Chegado o grande dia de fazer a sua mudança, existem alguns direcionamentos a se fazer para que tudo saia conforme o planejado, como: acompanhar a empresa de mudança, contar com ajuda de amigos e parentes, checagem dos objetos que foram descarregados e organizar aquilo que é mais importante. Confira mais detalhes abaixo:

1. Acompanhar a empresa de mudança

No momento da mudança, se possível, acompanhe a empresa que irá realizar o carregamento. Mesmo que em seu carro particular. Com isso, você evita atrasos e garante que a rota traçada será seguida e que tudo está indo de acordo com o planejado.

2. Tenha ajuda de parentes e amigos

Por mais que tenha uma empresa de mudança, é importante ter a ajuda de amigos e parentes, tanto para ajudar a carregar as caixas, desembalar e montar os itens ou móveis mais importantes e detalhados.

Pessoas realizando uma mudança

3. Oriente a chegada da mudança

Muitas empresas de mudança apenas descarregam os objetos, caixas e móveis em um local da casa. Assim que chegar em sua casa nova, você poderá direcionar para onde cada objeto e móvel deve ir. Dessa forma, você terá muito mais facilidade no momento de desembalar e montar tudo.

4. Conferência do seu checklist

Durante o descarregamento das caixas e móveis e ainda com a presença da empresa de mudança, faça a conferência em seu checklist que foi preparado com antecedência na etapa do planejamento. O que menos queremos no dia da mudança são caixas desaparecidas, não acha?

5. Organize primeiro o que for mais importante

Sempre arrumando um cômodo por vez, comece por aqueles que já estão pintados, limpos e prontos para receber os objetos e móveis. O primeiro ambiente a ser organizado é a cozinha e a despensa.

Após fazer a organização, faça uma lista de itens essenciais para sua cozinha. Os quartos são outros espaços importantes a serem organizados, principalmente pela necessidade de organizar as roupas e a cama.

Após a mudança: faça a limpeza da casa e reavalie os objetos

Com os móveis postos em sua casa nova, agora é a hora de organizar os móveis da maneira que você desejar. Para isso, você pode começar com a reavaliação de alguns itens, conferir os cabeamentos, fazer uma limpeza geral da casa, atualizar suas correspondências e, claro, fazer a organização da casa com calma. Veja mais detalhes abaixo:

1. Reavaliação dos itens

Depois de desempacotar tudo e colocar os objetos nos seus devidos lugares, reavalie novamente todos os itens de acordo com seu check list. Além disso, verifique se você realmente precisa dos itens. Às vezes, alguns deles apenas tomam espaço.

2. Confira os cabeamentos de TV e internet

Saber organizar fios e cabos, além de conferi-los, é extremamente importante para ter certeza se todos estão funcionando normalmente depois da primeira visita ao imóvel. Além de conferir os cabeamentos, você também pode conferir a conexão da internet e ver se a velocidade está de acordo com o contratado.

Modelo contando um fio

3. Faça a limpeza da casa nova

Depois de organizar tudo, vale a pena fazer a limpeza e organização de tudo o que restou da mudança. Você pode fazer essa limpeza por conta própria ou então contratar uma diarista.

Caso opte pela última opção, é importante que nos primeiros dias você esteja junto para orientar sobre quais as áreas de atenção maior.

Se quiser saber mais sobre limpeza, confira nosso post recomendado de casa bagunçada: como organizar e dar um jeito em tudo!

4. Atualize o endereço nas correspondências

Depois de se mudar e estar tudo pronto, é importante fazer a atualização de todos os endereços de correspondências que você recebe, como faturas de cartão de crédito, correspondências de banco, avisos de pagamento e outros.

5. Organize tudo sem pressa

Não faça toda a organização da sua casa de uma vez. Ajeite ambiente e por ambiente e, se quiser, procure por ideias de decoração para aquele ambiente. A pressa, muitas vezes, acaba atrapalhando e fazendo com que não observemos direito em quais posições certos móveis ficam bem.

Modelo em costada na mesa realizado anotaçôes

Qual o melhor dia da semana para fazer mudança?

Nem todos os dias são excelentes para você fazer a sua mudança. Incluído no momento do planejamento e organização da sua mudança, os melhores dias da semana para se mudar são segunda e terça-feira, já que as empresas de mudança possuem menos demandas por conta da preferência de muitas pessoas que querem se mudar aos finais de semana.

Como lidar com animais durante a mudança de casa?

Para quem tem pet, como cães e gatos, uma mudança pode dar um pouco de estresse e nervosismo para eles, já que tudo será novo e desconhecido.

Os cães, que são territoriais, podem se sentir ainda mais estressados se haver outros cachorros na vizinhança, já que podem sentir-se invadindo o território deles. Mas com alguns passos simples, a sua mudança com os pets se torna tranquila.

Uma boa ideia é passear com o animalzinho na casa nova dias antes da mudança, para que ele se familiarize. Durante o dia da mudança, é ideal que você o mantenha longe de todo o caos, evitando deixá-los nervosos com a presença de pessoas estranhas e barulhos de carros e caminhões.

E como adaptá-los à nova casa? Deixe-os sentir o cheiro das caixas, móveis, dos ambientes, além de sair para passear pela nova vizinhança.

Viu como agora tudo ficou mais fácil? Às vezes, podem surgir imprevistos durante todo o processo, mas, com a organização e planejamento feitos no começo e antes de tudo, as chances de acontecer algo fora do seu cronograma são mínimas. Se gostou do nosso conteúdo, confira outras postagens do nosso blog sobre dicas de organização e tenha tudo do seu jeito na sua casa nova!

Compartilhe nas redes sociais e não se esqueça de nos seguir para mais conteúdo feito especialmente para você!

Deixe um comentário