Dicas para fazer uma ótima decoração de barbearia

As barbearias ganharam um status completamente novo nos últimas anos, tendo seu formato completamente reformulado no imaginário popular. Elas se tornaram espaços buscado por motivos que vão muito além de aparar a barba: são locais de interação, relaxamento e diversão.

Esse novo estilo de estabelecimento exige, acima de tudo, uma estruturação criativa. Por isso, hoje trouxemos dicas de decoração de barbearia para você gastar pouco mas decorar muito mais!

Um novo jeito de pensar a decoração de barbearia

Até poucos anos atrás, a decoração das barbearias e seu ambiente tinham um estilo parecido: eram estabelecimentos simples, com um senhor simpático que fazia o mesmo corte social e a mesma barba enquanto deixava o rádio soando e uma mesa repleta de jornais e revistas. Era um ponto de encontro para muitos homens, mas a maior parte do seu apelo estava na oportunidade das pessoas se encontrarem, não nos atributos do ambiente por si só.

Imagem de barbearia com foco em cadeira

Desde o começo da última década isso começou a mudar aos poucos: as barbearias começaram a importar o estilo das barbershops gringas; primeiro ao aumentar a estrutura física e usar artigos vintage. Neste momento, a barba como elemento do estilo pessoal fez um retorno triunfante que não era visto desde o fim do Século XIX.

De repente, estilos que fizeram revivals do alternativo, do rústico, do indie, do rock’n’roll e do metal convergiram todos para a barba como um dos seus principais atributos. O desejo por uma barba cheia e comprida começou a crescer, e os tradicionais senhores simpáticos que oferecem jornais do dia não estavam prontos para lidar com as demandas que apareciam. O público procurava por cuidados especiais e sofisticados com o crescimento e a manutenção da barba.

Foi então que as barbearias cada vez mais passaram a ganhar um toque jovem e cheio de estilo, para unir tantas tribos diferentes.

Como funcionam as novas barbearias

Cada vez mais barbearias começam a surgir nos bairros e nos centros urbanos, oferecendo um espaço de recreação e socialização com muito mais atitude. Sair de casa para fazer a barba se tornou uma experiência, e as barbearias se parecem cada vez mais com confrarias.

Homem com bigode, de blusa xadrez, dentro de barbearia e apoiado de frente em cadeira

Mais do que fazer a barba e o cabelo. Hoje, as barbearias têm espaços integrados para se fazer uma tattoo, por exemplo, ou para se tomar uma boa cerveja artesanal. É possível aproveitar uma brassaria underground regional enquanto se joga uma sinuca ou pebolim. Ouvir clássicos do hard rock enquanto um grupo de amigos faz a manutenção de uma moto café racer clássica dos anos 70.

Para dar conforto a tantas atividades diferentes, é fundamental que o espaço seja bastante imersivo e tenha uma estética especial;

Como fazer uma boa decoração de barbearia

Fazer uma grande decoração na sua barbearia não significa ter grandes gastos!

Homem sentado em cadeira de barbearia lendo revista e com copo cheio na mão

É importante pensar em qual etapa do estabelecimento de seu negócio você se encontra: se estiver no início, talvez o mais importante seja investir em bons equipamentos, que tenham durabilidade e aumentem sua performance nas diferentes técnicas exigidas para se tornar um grande barbeiro.

A grande maioria das barbearias hoje em dia adota um estilo bastante rústico. Isso é ótimo, pois além de produtos mais rústicos e feitos a mão terem um custo menor, suas texturas mais cruas agregam bastante à estética do ambiente. Mas esse não é o único estilo possível; pelo contrário, hoje, com um padrão médio de decoração de barbearia, você também pode muito bem quebrar o ciclo e produzir algo novo, diferente, mais arrojado ou mais minimalista. É uma questão de criatividade.

O estilo mais rústico se apropria muito bem de estruturas simples e fáceis de encontrar, como:

Pallets

Pallets são baratos, versáteis e fazem a diferença quando usados como itens de decoração: você pode criar expositores de pallets para vender bonés e pomadas; caixotes para apoiar o cafézinho que oferece. O MDP, a lâmina mais homogênea de madeira, pode servir também como moldura para espelhos, por exemplo!

Latões

Também garantem uma pegada rústica, servindo como assentos e apoios, dê preferência para customizá-los com logos e cores terrosas e escuras;

Borracha

No estilo rústico, um pneu bem tratado, especialmente de moto, também oferece um tom estradeiro para o ambiente, especialmente para barbearias onde parte do público é frequentador de moto clube;

Tapumes

Uma pintura completa com efeitos na parede pode acabar custando bem caro e não combinando com o resto da decoração, não é? Se sua barbearia tem uma estilo mais rústico, utilizar tapumes pintados com tons mais foscos ou mesmo com artes em grafite é uma ótima maneira de ter uma decoração irreverente gastando muito pouco;

Acrílico

O acrílico é um dos materiais mais versáteis, especialmente para decoração. Mais do que decorar, ele tem tanta funcionalidade que mesmo móveis produzidos em acrílico oferecem artigos decorativos incríveis;

O emprego do acrílico pode conferir mais neutralidade, sendo aplicável em qualquer tipo de decoração sem causar estranhamento, mas o uso do acrílico em detalhes gerais, como no expositor ou no canto de café dão um tom especial. Mais do que isso: são artigos com uma vida útil extremamente longa, além de serem resistentes.

O acrílico oferece também um estilo mais sofisticado, executivo, especialmente quando combinado com o uso de espelhos e artigos no tom preto fosco. Se você deseja aplicar uma decoração diferenciada, mais minimalista ou industrial, o acrílico é uma das melhores opções, sem sombra de dúvidas.

Para fazer uma decoração mais industrial, você pode agregar o uso de trilhos de luz, teto sem forro, cadeiras mais pesadas, muito metal, e especialmente uma ótima iluminação, com spots de luz fria sobre o cliente e uma ambientação de luz amarela indireta com bulbos vintage sobre os demais ambientes.

Iluminação

A iluminação é essencial na estrutura das barbearia e salões em geral, pois o barbeiro precisa de muita atenção na execução. Comprovadamente, as lâmpadas frias ajudam não só na concentração como também expõem o tom real dos fios.

Já as luzes mais amareladas são ideais para dar uma sensação de aconchego e conforto para os clientes que estão interagindo no ambiente.

Aposte em uma decoração caprichada, apropriando-se da iluminação do ambiente: esse é um dos fatores mais importantes, então tente fugir do óbvio.

Cores

Parece um padrão o uso de tons escuros e terrosos, mas você pode ir muito mais além, elaborando uma paleta que explore cores menos tradicionais; aposte em um tom neon, um tom claro e básico e um tom mais escuro, então vá testando as combinações e tente manter essas cores incorporadas em todos os logos e identidades visuais da sua marca.

Agora, se você quer apostar na transparência, há mais chances de sua estrutura continuar atual mesmo depois que o padrão de estilos das barbearias passe por uma mudança radical, aumentando também a possibilidade de agregar diferentes atividades em seu ambiente, como esteticismo masculino, massoterapia. É uma opção oportuna para uma decoração moderna e versátil, menos nichada.

Identidade visual

Capriche muito na sua identidade visual, pois ela vai ser uma parte importante do sucesso da experiência de seus clientes; não tenha receio de fazer um bom investimento na área visual, customizando placas de acrílico e logos para distribuir pelo ambiente. Quanto mais sua marca estiver na cabeça do público, mais querida ela será.

Gostou das nossas dicas de decoração de barbearia? Este tem sido um ótimo momento para investir nessa nova onda e criar espaços muito especiais e aconchegantes. Aqui no blog da Centauri Acrílicos você encontra as mais diversas dicas de decoração e organização, e em nossa loja, os melhores artigos para salão, como carrinhos para equipamentos e expositores. Em nossa página você confere os mais diversos artigos para customizar seu ambiente com sofisticação e utilidade. Confira!

Leave a Reply